quinta-feira, 25 de setembro de 2008

LEGADO QUINTO

um romance, cujo personagem principal é uma puta que enloquece e que se chama ...Vida. Contado por alguém que a amou além de qualquer limite. (a Vida)
acompanhou-a durante muito tempo (a Vida)
quase enloqueceu por causa dela (da Vida), tentando salvá-la (a Vida)
E que termina por perdê-la (a Vida).
Esta metáfora (ou jogo de palavras) me parece tão estupidamente concreta que me fascina.


AUTO-AJUDA
Faço 72 anos no domingo. O Teatro Tablado resolveu fazer uma festa em minha homenagem dia 27, sábado. Então, em 27, 72. Prometi uma daquelas besteiras, uma carta que será lida para os jovens estudantes por este ancião que vos fala. Uma espécie de carta para um jovem ator. Como se eu fosse um Rilke ao poeta. Não escreverei agora porque não posso estragar a surpresa, mas começa assim:

Foi grande a minha emoção no nosso primeiro encontro.

Eu vi a avidez com que vocês queriam saber da vida para então inserir o teatro dentro dela. E nesse dia de aniversário, eu gostaria de transmitir a vocês um resumo de aniversariante, a respeito do que andei aprendendo nesses últimos 72 anos. Para depois receber perguntas a respeito. Da minha vida ou obra ou o que quiserem. Não se trata de um homem mais velho falando para os jovens. Penso que todos temos a mesma idade, que é irrelevante, não há diferença de 50 ou 60 anos quando a aventura humana tem por tempo o tempo todo, a eternidade.

5 comentários:

Paula Goja disse...

Sou atriz e muito sua fã, ja vi separaçoes umas 20 vezes ou mais, de verdade. Voce é fantastico!! Gostaria de saber no dia 27 vai ser onde e que horas e se posso ir te prestigiar... Parabens e toda a sorte do mundo e que vc continue sempre com mil projetos em mente. Voce é o sacerdote sentimental do ator!
Beijos a Priscila, q tb eh maravilhosa!

lu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lu disse...

salve salve!!!...e mais muitos anos de olhares poéticos pra você, grande Domingos... 72 num domingo...parabéns atrasado...e que chuva, hein? (me desculpe pelas exclusões anteriores... acho que dessa vez é pra ficar... assim espero!)

Anônimo disse...

Domingos, vc vai continuar a postar no seu blog? Por favor, diz que sim! Finalmente vou poder me comunicar com vc, e acompanhar vc de alguma forma, só descobri seu blog recentemente...vc não pode ter desistido...
preciso da sua ajuda...escreve alguma coisa sobre filhos!!!hein hein hein?
acabo de ganhar neném e não consigo desapegar e sobremulherviver(ui), só consigo ser mãe...escreve alguma coisa pra eu dar risada...hein hein hein?
vc aceita sugestões?
Amei Juventude ... vc é a coisa sacana mais fofa do mundo!!!! Mal posso esperar por Todo mundo tem problemas sexuais...